PRODUÇÃO A CAMPO

PRODUÇÃO A CAMPO
PRODUZIR UM BOM TERNEIRO VACA / ANO

IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)

IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)
O desempenho reprodutivo é prejudicado pela baixa taxa de serviço, pois existem dificuldades na detecção de cio e a ciclicidade em alguns animais pode estar alterada.
Na IATF 100% das matrizes são inseminadas, sendo necessário, porém, que as fêmeas estejam com mais de 40 dias pós-parto, com folículos em crescimento nos ovários e com manejo nutricional e sanitárioadequados.
Através dessa técnica é possível programar o nascimento das crias e trabalhar com estações reprodutivas curtas, otimizando a mão de obra na fazenda.
A uniformidade da produção é também um fator relevante na comercialização.
Como todas as matrizes terão a mesma chance para emprenhar, as que forem mais eficientes permanecerão no plantel e as que estiverem vazias no final da estação serão descartadas.
Recomenda-se eliminar aquelas que tiverem morte embrionária ou aborto constatados.
NUTRIÇÃO
Os animais devem estar em balanço energético positivo, ou seja, os animais devem estar ganhando peso e permanecerem assim até o repasse. Em hipótese alguma os animais podem estar em perda de peso crescente, pois isso prejudicaria o resultado. É melhor ter animais com score 2,5 caminhando para 3 do que animais com escore corporal 3,5 caminhando para 2.
SELEÇÃO
As matrizes que integrarão os lotes de IATF deverão ser previamente avaliadas, quando for possível, para que permaneçam na fazenda somente os animais com boa chance de emprenhar. Devem ser eliminados, aos poucos, animais improdutivos como vacas solteiras. As matrizes que perderam suas crias por razões não inerentes a elas, podem ter outra chance.
Dar atenção especial às novilhas, que devem possuir aparelho reprodutivo suficientemente desenvolvido e às primíparas por sentirem mais o parto do que as vacas de segunda ou mais crias.
PROTOCOLOS
Exemplo:
• Dia zero - colocar implante de progesterona (P4) + estrógeno;
• Dia 6, 7, 8 ou 9 - aplicar prostaglandina (PGF)
• Dia 6, 7, 8 ou 9 - retirar o implante e aplicar eCG (300 a 400 unidades)
• AplicarCipionato de Estradiol no momento, Benzoato de Estradiol 24 horas após ou GnRH 36
• horas após a retirada do implante.
Em novilhas os implantes podem ser retirados com 7 e em vacas com 8 ou 9 dias.
A participação do estrógeno e do eCG no protocolo é opcional, em novilhas.
Produtos comerciais
Implantes de progesterona:
Auricular >Crestar
Intravaginal > Cidr, Cronipres, Progestar e Primer
Estrógenos: >Crestar injetável, ECP, Estrogin, Ric-Be, 17-Beta Estradiol
Prostaglandina: >Sincrocio, Veteglan, Ciosin
eCG: >Foligon, Novormon

CUSTOS
Estima-se que o custo dos medicamentos envolvidos na IATF esteja entre R$18,00 e R$20,00 por animal, variando de acordo com o número de utilizações dos implantes de progesterona e a dosagem do eCG. A PGF possui pouca variação de preço no mercado e os estrógenos podem ser adquiridos a valores bem razoáveis.
A compra de medicamentos para grande número de animais pode reduzir sensivelmente o custo do protocolo.
NOVILHAS
As novilhas estarão aptas a serem inseminadas após 12 meses de idade em animais elite, tanto em zebuínos como taurinos. Já animais de campo entre 18 e 24 meses, dependendo do seu desenvolvimento uterino e ovariano.
Recomenda-se para novilhas um pré-protocolo com a finalidade de fazê-la ovular sem que ela seja inseminada. O corpo lúteo resultante agirá favoravelmente no aparelho reprodutivo, proporcionando maior facilidade de emprenhar no protocolo subseqüente.
PRIMÍPARAS
Devemos dar atenção especial às matrizes de primeira cria porque além de desenvolverem o feto, muitas vezes ainda estão em fase de crescimento. Uma medida interessante seria suplementá-las durante a gestação, evitando, porém, excessos no terço final para que o feto não se desenvolva demasiadamente e cause partos distócicos. Após a parição reservar para elas os melhores pastos da fazenda.
REBANHO ELITE E COMERCIAL
ELITE – uma estratégia para emprenhar animais submetidos a um manejo nutricional diferenciado é formar pequenos lotes (entre 5 e 20 animais) e inseminá-los monitorando o desenvolvimento do folículo que se prepara para ovular, através do ultra-som.
Existem alguns quadros ovarianos como a ausência de um folículo dominante no momento da IA ou alterações uterinas traduzidas pela alteração no aspecto do muco que poderão fazer com que a matriz não emprenhe. Isso pode ser diagnosticado através de um acompanhamento de rotina.
Como medida de segurança deve-se avaliar a concentração, a motilidade e o vigor do sêmen utilizado com auxílio da microscopia óptica.
Quanto ao sêmen sexado, pode ser depositado diretamente no corno uterino, entre 48 e 55 horas após a retirada do implante, somente no lado correspondente ao do folículo que irá ovular, uma vez que a concentração de espermatozóides é de 10 a 25% em relação ao sêmen convencional.
COMERCIAL – Cerca de 80 a 120 animais compõem os lotes em grande parte das fazendas que utilizam a IATF. São suficientes 2 a 3 inseminadores e mais 2 a 3 auxiliares para que o trabalho seja executado em 4 a 5 horas de trabalho.
Ao se preparar vários lotes de IATF durante a semana, definir bem as operações para que os funcionários possam executá-las de forma eficiente.
Reutilização dos implantes – Os implantes auriculares ou dispositivos intravaginais podem ser reutilizados após a devida higienização. Utilizar solução de Amônia Quaternária a 0,5% ou solução a 10% de Iodopovidona por 15 minutos. Secar e utilizar em seguida ou armazenar em lugares de clima ameno ou refrigerados, protegendo o produto da luz. Pode-se envolvê-los em papel alumínio e guardá-los em caixas de isopor, por exemplo.
SÊMEN
Adquirir material genético de empresas idôneas. Se possível, avaliar algumas amostras das partidas a serem adquiridas através da técnica de sondas epifluorescentes, que vem sendo aprimorada no departamento de reprodução da USP.
O descongelamento deve ser feito em água aquecida entre 35 e 37 graus Celsius, com auxílio de um termômetro confiável. Cuidados com a higiene na IA convencional também deverão ser observados na IATF.
Como sugestão prática podemos descongelar uma rack inteira, que possui 10 palhetas de 0,5 cc, ao invés de levantar a caneca de sêmen 10 vezes, desde que as matrizes sejam contidas de forma rápida.
CIO DE RETORNO E REPASSE
Observar e inseminar as matrizes que retornarem cio entre 18 e 25 dias após a IATF. Após esse período soltar os touros para repasse.
DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO
Programar a data do diagnóstico de forma que se consiga diferenciar se a gestação é proveniente da IATF, da IA do cio de retorno ou do touro de repasse, para melhor interpretação dos resultados da estação antes do nascimento da bezerrada.
DURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE MONTA
As estações normalmente variam de 2 a 6 meses. Isso dependerá da quantidade de animais a serem inseminados, da estrutura que a fazenda oferece e da forma com que se utilizam os produtos da desmama (recria ou venda).
VANTAGENS da IATF

• As matrizes podem ser inseminadas a partir de 40 dias após o parto;
• Não é necessária a observação de cios;
• Obtenção de 1 cria/matriz/ano;
• Melhor acompanhamento do desempenho reprodutivo das matrizes, descartando-se aquelas improdutivas;
• Não é necessário possuir um botijão próprio para armazenamento do material genético. Pode-se negociar com a empresa fornecedora do sêmen para que ela empreste ou alugue até o final da estação, evitando as recargas de nitrogênio líquido fora do período da estação;
• Padronização dos lotes na desmama dos bezerros.
OUTRAS VANTAGENS
Essa técnica tem sido útil para emprenhar animais de baia que têm dificuldade de ciclar ou manifestar cio. Os índices ficam em torno de 50% de prenhez.
Podem ser contratados funcionários que permaneçam na propriedade somente durante o período da IATF e do nascimentos da bezerrada. Por exemplo, em uma estação de 90 dias teremos 3 meses de inseminações e 3 meses de nascimento. Durante 6 meses do ano a equipe de apoio pode ser dispensada ou remanejada para outro setor.
SANIDADE
É importante para um bom resultado de prenhez e prosseguimento da gestação, que a fazenda tenha um protocolo sanitário definido e eficiente.
Deve-se utilizar vacinas da esfera reprodutiva, principalmente contra Leptospirose e IBR/BVD. É recomendado também o controle dos cachorros na propriedade como prevenção da Neóspora, que pode causar dificuldade para emprenhar, morte embrionária precoce, abortos, natimortos e nascimentos de crias fracas.
Controle de endo e ectoparasitas devem ser realizados previamente, e se necessário repetidos durante a estação.
RESULTADOS
A meta quando optamos pela IATF é obtermos 50% como índice de prenhez. Qualquer ponto percentual acima disso é mérito dos controles que a fazenda realiza, retratando a boa condição sanitária e nutricional do rebanho, além do bom manejo do gado.
Somando-se o resultado da IATF, inseminação do cio de retorno e o trabalho do touro, poderemos ter cerca de 80 a 90% dos animais gestantes ou até resultados superiores no final da estação.
Os índices podem melhorar nas estações subseqüentes fazendo-se os devidos ajustes.